Portal Estilo Mulher

Confira todas as noticias do mundo feminino, saúde e beleza aqui no Portal Estilo Mulher!

VOCÊ SABE ESCOVAR SEUS DENTES CORRETAMENTE?

A saúde bucal é essencial. Não só para um sorriso bonito e esteticamente agradável, mas também para a qualidade de vida, já que dentes saudáveis evitam muitas doenças sistêmicas. “A higiene de toda a boca é absolutamente necessária.  Escovar corretamente os dentes não é uma tarefa simples como pode parecer” explica a cirurgiã dentista Alessandra Cohen, Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia, com consultório em Ipanema, Rio de Janeiro.  Abaixo a dentista esclarece as principais dúvidas.

Quantas vezes por dia devemos escovar os dentes?

 No mínimo 2 vezes ao dia: pela manhã e à noite, antes de dormir. Idealmente deve-se também escovar os dentes depois do almoço e após a ingestão de um alimento muito rico em açúcar, como um doce gostoso, por exemplo.

 Posso colocar pasta na escova inteira? Qual é a quantidade ideal?

 Muita gente coloca pasta na escova inteirinha. Só que não é essa a recomendação. Deve-se colocar uma quantidade equivalente ao tamanho de uma ervilha. Isso basta para uma escovação eficiente.

 Devo usar pasta com flúor?

 Sim. O flúor é uma excelente forma de proteção contra as cáries. Vamos entender: a saliva normal contem ácidos que, depois da alimentação, desmineralizam os dentes. No intervalo da alimentação ocorre a remineralização, isto é, a deposição de cálcio e fósforo nos dentes. Tudo isso faz parte de um processo normal, cotidiano, que acontece com  todo mundo. Pois bem: a presença do flúor auxilia e promove a remineralização, garantindo dentes mais duros, fortes e saudáveis.

 Quem vive em regiões com água fluoretada também pode usar pasta com flúor?

 Sim. As pastas com flúor devem ser utilizadas em todos os locais.

 Crianças podem usar pasta com flúor?

 

Até há algum tempo recomendava-se que crianças com menos de 2 anos de idade  utilizassem pasta sem flúor, uma vez que os pequenos não conseguem cuspir e terminariam por engolir a pasta, o que poderia levar a uma situação conhecida como fluorose, que consiste em manchas brancas em forma de estrias que se depositam nos dentes em formação. No entanto, esta recomendação não vale mais. Atualmente as sociedades de odontologia, nacionais e internacionais, recomendam a pasta com flúor, mesmo para crianças pequenas, desde que a escovação seja supervisionada por um adulto responsável.

 

E o fio dental? É indicado?

 Sempre é indicado. Antes da escovação utilize o fio dental, passando-o entre todos os dentes, para que resíduos alimentares que nem sempre saem com a escovação sejam removidos.

 

 

Qual a forma indicada pelos odontologistas para se escovar corretamente os dentes?

 Vamos ao passo a passo:

  1. Escova: recomenda-se uma escova de cerdas macias e cabeça pequena, pois atingem mais facilmente as regiões do fundo da boca. Deve ser trocada depois de 3 meses ou se estiver muito gasta.
  2. Tempo total de escovação: 2 minutos
  3. Posicione a escova de forma inclinada, fazendo um ângulo de 45 graus, entre a gengiva e o dente. Faça movimentos curtos, para trás e para frente, com um pouco de pressão, repetidamente. Comece no fundo da arcada dentária e percorra todos os dentes de cima e de baixo. Frente e trás. Isso mesmo. Não se esqueça da parte posterior dos dentes.
  4. Depois escove o “corpo” de  todos os dentes inteiros, com movimentos circulares, constantes e repetitivos, não esquecendo de escovar a parte posterior e a parte responsável pela mastigação, isto é,  a parte de cima dos dentes de baixo e a porção inferior  dos dentes de cima! Deu para entender?
  5. Termine escovando a língua. Isso é importante para retirar impurezas e bactérias que podem causar um hálito desagradável.

 

Serviço:

Dra. Alessandra Cohen – Odontologia Personalizada

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 259 – C 01 – Ipanema.

Telefone: (21) 2287-2793 / (21) 2513-4509

Site: www.alessandracohen.com.br

Facebook- @dra.alessandracohen

instagram: @dra.alessandracohen