Portal Estilo Mulher

Confira todas as noticias do mundo feminino, saúde e beleza aqui no Portal Estilo Mulher!

Vitamina D é importante aliada no combate à pandemia

Cientistas da Academia de Medicina de Turim identificaram deficiência de Vitamina D entre muitos pacientes hospitalizados pelo coronavírus. Médico explica sua importância no organismo.

 

Dados preliminares de estudos realizados por cientistas da Academia de Medicina de Turim, na Itália, apontam para deficiência de vitamina D entre grande parte dos pacientes hospitalizados por COVID-19. Tais resultados não apontam a vitamina D como uma possível cura, mas como uma ferramenta importante para reduzir os fatores de risco, fortalecendo a imunidade e as chances de recuperação de pessoas infectadas.

A Associação Dietética Britânica, inclusive, sugeriu aos médicos que, além das medidas gerais de prevenção já conhecidas, garantam níveis adequados de vitamina D na população, principalmente nos familiares de pacientes já infectados pelo Coronavírus, idosos, pessoas em regime de clausura e profissionais de saúde. 

De acordo com o médico ortomolecular Henrique Passos, pós graduado em endocrinologia e especialista em medicina preventiva, a vitamina D é fundamental para um bom sistema imunológico e para a manutenção do tecido ósseo, além de controlar 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular. “Não se expor ao sol nunca, é tão nocivo quanto a exposição excessiva”, diz o médico.

Como garantir níveis adequados de vitamina D

Henrique Passos afirma que para repor a vitamina D é necessário que a pessoa se exponha à luz do sol por pelo menos 15 minutos por dia, ainda que seja em varandas e terraços ou próximo a janelas para quem ainda está evitando sair de casa. “Outros estudos além da Universidade de Turim apontam a importância da Vitamina D para nosso organismo. Quem não puder se expor ao sol diariamente deve, sob supervisão médica, ingerir doses da vitamina através de suplementos” diz o especialista lembrando que inserir determinados alimentos ricos em vitamina D nas refeições (como ovos, carnes, fígado de boi, sardinha e atum, salmão, queijo cheddar, manteiga, iogurte, entre outros) também é recomendado.

 

 

Dr. Henrique Passos- Ortomolecular e Medicina Preventiva

EndereçoAv. das Américas, 8585 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Telefone: (21) 97560-2886

www.drhenriquepassos.com.br / @drhenriquepassos