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PROJETO VERÃO 2020: SAIBA COMO CHEGAR LÁ MAIS FELIZ E COM SAÚDE

Embora levar uma vida saudável seja a vontade de muitos, diversas vezes, ao longo do ano e em meio à rotina corrida, esse objetivo acaba por ser deixado de lado. Se esse é seu caso, calma! Ainda dá tempo de colocar em prática o projeto verão 2020!

O médico Danilo Mentrop, pós-graduado em Endocrinologia pelo IPEMED (Instituto de Pesquisa e Ensino Médico), diz que apesar de estar em cima da hora, ainda dá para mudar a composição corporal com disciplina, treinos de alta intensidade e mudanças na alimentação.

Confira a seguir o que você pode fazer para iniciar o projeto verão 2020 e chegar ao próximo ano mais feliz e com saúde.

Estipule metas alcançáveis

O primeiro passo para colocar o projeto verão em prática, é criar metas. Elas servem com um norte e um guia do que precisa ser feito em um curto período, que pode ser semanalmente, e em um longo período, que seriam os dias restantes até o fim do ano.

Segundo Danilo Mentrop, é importante que as metas sejam atingíveis, caso contrário, elas podem ter um efeito contrário, desestimulando e jogando o projeto verão no ralo. “Alguns exemplos de metas semanais são não beber refrigerante durante a semana, se exercitar no mínimo três vezes, não comer doces etc. Já a meta em longo prazo pode ser mais específica, como perder tantos quilos até o começo do próximo ano”, ensina.

Organize sua agenda e seus horários

Após pensar nas metas, a hora é de se organizar para conseguir cumpri-las. Nesse caso, a primeira ação que deve ser feita é uma organização total na agenda e nos horários. Se você acha que não tem espaço e nem tempo para mais nada, calma. Uma reorganização pode ajudar a encaixar todos os seus compromissos.

“Primeiro liste tudo o que não pode estar de fora da sua rotina, como seu horário de trabalho, de cursos, estudos etc. Depois disso, priorize o treinamento, portanto, adicione os seus dias de praticar atividade física aos horários livres. Com dias fixos e fazendo parte do cotidiano, fica muito mais fácil não arrumar desculpas e deixar o exercício físico para depois”, diz o especialista que também possui formação em Harvard (EUA).

Inicie uma rotina de treinamento

Com as metas definidas e a agenda organizada, chegou a hora de começar a se exercitar. “É comum que as pessoas deixem de treinar por não gostar de determinada modalidade. No entanto, existem muitas possibilidades, é só encontrar alguma que você goste. E vale lembrar também que você sempre pode combinar as práticas”, explica Danilo Mentrop.

Veja alguns exemplos:

Musculação

A musculação é um dos treinos mais clássicos para quem inicia na atividade física. Muitas pessoas não gostam por acharem que é muito monótono, contudo, existem academias que preparam treinos especiais para que esse momento seja prazeroso.

Treino de alta intensidade

O treino de alta intensidade é a opção perfeita para quem não curte musculação ou que não tem muito tempo. “Normalmente ele é realizado em forma de circuito, que dura em média 30 minutos. Dependendo do condicionamento físico, os intervalos são ativos, aumentando o gasto energético”, ensina o profissional.

Spinning

Se a bike é a sua praia, há outra opção de treino que pode se encaixar perfeitamente para você: o spining. “Essa modalidade também é feita em alta intensidade e resulta em um elevado gasto calórico. A diferença é que o circuito sai de cena e entra a bicicleta”, explica.

Adote uma dieta saudável e balanceada

Depois de encaixar uma rotina de treinamento é preciso cuidar da alimentação. “Tenha em mente que somente a prática da atividade física pode ser insuficiente para chegar ao resultado que você deseja. Por isso, combinar treino e alimentação é a chave para o sucesso do projeto verão 2020”, recomenda o médico.

A melhor maneira de iniciar uma dieta saudável é consultando um nutricionista. Contudo, muitas pessoas não têm essa possibilidade. Danilo Mentrop dá algumas dicas simples e saudáveis que podem ser seguidas em casa:

  • Faça refeições balanceadas e controle o gasto calórico. Lembre-se: emagrecer significa ingerir menos calorias do que se gasta;
  • Evite alimentos industrializados. Prefira aqueles naturais e, de preferência, preparados por você;
  • Aumente o consumo de legumes, verduras e frutas;
  • Diminua os doces, o açúcar e o sal do seu cardápio;
  • Elimine o refrigerante da sua lista;
  • Evite comidas gordurosas, como frituras;
  • Tenha horários regulares e não seja radical.

Não se desmotive

Depois de conseguir encaixar todo esse planejamento em sua rotina, pode ser que você se desmotive em algum momento. Aliás, essa desmotivação pode aparecer antes mesmo de você conseguir seguir a rotina. Nesses casos, é preciso ser forte e focar no objetivo final. “Uma dica é convidar um amigo ou um familiar para embarcar nessa com você. Com companhia, além de ficar mais fácil, um pode motivar o outro constantemente”, aconselha Danilo.

Descanse e cuide do sono

Embora seja algo óbvio, muitas pessoas se esquecem de cuidar desse detalhe que é o descanso. Se você não reservar um tempo para se recuperar fisicamente e mentalmente, o seu organismo pode entrar em over training, que significa treinamento em excesso.

“Quando isso acontece os resultados são prejudicados, pois com o corpo cansado, além de não se ter o ganho esperado, ainda há grandes possibilidades de haver uma lesão. Isso prejudicaria e comprometeria todo o seu projeto verão”, alerta.

Danilo Mentrop diz que não adianta fazer dietas malucas para emagrecer, mas sim iniciar uma rotina de treino, alimentação, motivação e descanso, mantendo sempre a constância. “Assim, com certeza, você conseguirá ter grandes resultados em poucas semanas”, finaliza.


Serviço:

Dr. Danilo Mentrop – Endocrinologia / Metabologia do Esporte

Endereço: Rua Jornalista Ricardo Marinho, 360, grupo 129 – Parque das Rosas – Barra da Tijuca.

Tel: (21) 3844-8800

Instagram: @drdanilomentrop

www.drdanilomentrop.com.br