Portal Estilo Mulher

Confira todas as noticias do mundo feminino, saúde e beleza aqui no Portal Estilo Mulher!

PACIENTES COM CÂNCER DEVEM TER MAIS PRECAUÇÃO MESMO COM A FLEXIBILIZAÇÃO DO ISOLAMENTO SOCIAL

Desde março deste ano a vida de quem sofre de doenças crônicas e comorbidades como diabetes, asma, obesidade, hipertensão, câncer entre outras ficou muito mais complicada devido o Coronavírus, uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo coronavírus (SARS-CoV-2) originou a chamada Covid–19, que já fez milhões de vítimas pelo mundo e os pacientes oncológicos estão na ponta das pesquisas.

 

No Brasil, em especial no Rio de Janeiro, foram 120 dias de isolamento completo no pico da doença e agora com a flexibilização deste isolamento as dúvidas surgem em meio aos pacientes e familiares.

A médica Jeane Juver, Anestesiologista, Especialista em  Atuação em Dor e Professora de Medicina Ajunta da Faculdade de Medicina da UFF,esclarece abaixo tudo a respeito sobre Câncer e CoronaVirus(Covid-19). Leia a seguir:

 

1-Como o Covid-19 é transmitido?

Dra. Jeane Juver- A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra, por meio aperto de mão,  gotículas de saliva, espirro e tosse. Também pode haver a contaminação de superfícies e por meio delas haver a contágio caso a mão seja levada a boca, nariz e olhos.

 

2- Paciente com câncer faz parte do grupo de risco para a Covid-19 (transmitida pelo coronavírus)?

Dra. Jeane Juver-As pessoas com idade acima de 60 anos e aquelas com doenças crônicas, como diabetes,  doenças cardiovasculares e respiratórias, e com imunidade baixa, possuem um risco maior de terem complicações graves se forem contaminadas pelo coronavírus. Da mesma forma, pessoas com câncer que estejam em tratamentos de quimioterapia, radioterapia, que tenham feito cirurgia há menos de um mês ou que façam uso de medicamentos imunossupressores fazem parte do grupo de risco.

 

3- O que o paciente com câncer deve fazer para se proteger do coronavírus (Covid-19)?

 

Dra. Jeane Juver-O paciente com câncer não deve, em nenhuma hipótese, parar seu tratamento por conta própria, seja quimioterapia, radioterapia ou uma cirurgia. Toda decisão quanto ao tratamento deve ser feita junto com a equipe de saúde. Em algumas situações, consultas e exames poderão ser adiados e remarcados.

Além disso, há alguns cuidados que pacientes com câncer devem tomar para se proteger do coronavírus:

  • Ficar em casa, quando não for dia de tratamento;
  • Se sair for realmente necessário, evitar lugares com muita gente e tentar manter distância de, pelo menos, um metro e meio de outras pessoas;
  • Lavar as mãos com frequência e com atenção;
  • Tentar não levar as mãos ao rosto (principalmente olhos, nariz e boca);
  • Cobrir nariz e boca com lenço (ou papel) ao tossir ou espirrar (e jogá-lo fora logo depois). Se não for possível, deve usar o antebraço como barreira, e não as mãos, para evitar tocar em locais que possam contaminar outras pessoas;
  • Cumprimentar a distância, evitando aperto de mão, abraços e beijos, mesmo de familiares;
  • Evitar contato com pessoas que tenham sintomas de gripe;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal como toalhas, talheres, pratos e garrafas;
  • Higienizar objetos e superfícies tocados com frequência, incluindo celulares, chaves, maçanetas etc.;
  • Caso tenha que sair de casa, você deve usar máscara de proteção, mesmo que seja artesanal. Saiba mais sobre como fazer a sua máscara caseira, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde no passo a passo e no vídeo.

 

4-Como o paciente com câncer deve agir no dia do tratamento durante a pandemia de coronavírus (Covid-19)?

Dra. Jeane Juver- O paciente com câncer deve tomar algumas precauções no dia de sua consulta ou tratamento:

  • Ter somente um acompanhante, com menos de 60 anos, se possível. O acompanhante não poderá ter sintomas de resfriado ou gripe;
  • Tentar manter distância de outras pessoas, mesmo da equipe de saúde;
  • Não ficar próximo de outros pacientes;
  • Evitar circular pelo hospital;
  • Não ficar no local de tratamento por mais tempo do que o necessário;
  • Manter as recomendações de prevenção como lavar as mãos com água e sabão, na sua ausência, usar álcool em gel;

5-Posso sair às ruas com a nova flexibilização da cidade?

Dra. Jeane Juver-Se você for do grupo de risco saídas devem ser evitadas, exceto as necessárias para tratamento específico no caso de portadores de doenças crônicas.

Aos demais, recomenda-se o uso de máscaras e que se evite aglomerações.

 

7-Tenho dor. Como posso me tratar?

Dra. Jeane Juver- Pacientes portadores de dores crônicas em algumas situações usam medicações que são adquiridas por meio de receitas controladas. Para que o tratamento possa ser mantido as receitas devem ser fornecidas para períodos maiores e nessa situação a telemedicina foi muito útil.

 

8- O que o familiar ou cuidador(a) de um paciente em tratamento de câncer deve fazer durante a pandemia de coronavírus (Covid-19)?

Dra. Jeane Juver- Quem mora com paciente em tratamento de câncer ou é cuidador(a) deve prestar muita atenção às recomendações de prevenção e seguir as orientações do Ministério da Saúde. Além das orientações de lavar as mãos, os acompanhantes e cuidadores devem:

  • Cuidar da higiene da casa (quando não for possível fazer limpeza completa todo dia, desinfetar as superfícies que são tocadas com maior frequência como mesas e bancadas, celulares, controle remoto, superfícies do banheiro e cozinha, maçanetas, interruptores etc.) e o chão próximo à entrada;
  • Limpar compras (comida, medicamentos, etc.) antes de serem guardadas;
  • Tirar os sapatos antes de entrar em casa e, se possível, deixá-los do lado de fora;
  • Trocar de roupa, lavar bem as mãos ou tomar banho (incluindo lavar os cabelos) antes de ter contato com o paciente;
  • Deixe bolsa, carteira, chaves etc. próximos à entrada.

Se o acompanhante ou cuidador(a) apresentar sintomas de gripe, deverá tentar, junto a familiares e amigos, buscar uma nova casa para ficar em quarentena ou, então, para acolher o paciente de câncer durante esse período. Se não for possível, essa pessoa deverá ficar isolada em um cômodo da casa, evitando manter contato com outras pessoas.

 

 

Serviços:

Clínica de Medicina Paliativa e da Dor Jeane Juver

Local: Av. Ayrton Senna N° 2600- condomínio Link Offive 2- BI 4- sala 219- Barra da Tijuca WhatsApp: (21) 97125-6173 / (21) 99642-2537

Local: Av. Maestro Paulo e Silva n° 350/211 – Jardim Carioca- Ilha do Governador
Telefone: (21) 3117-1757 / (21) 2462-5054