Portal Estilo Mulher

Confira todas as noticias do mundo feminino, saúde e beleza aqui no Portal Estilo Mulher!

HIPNOSE VERSUS OBESIDADE

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a obesidade está entre os dez principais problemas de saúde pública do mundo. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que no Brasil metade das pessoas está acima do peso. Segundo os especialistas, mais do que adotar uma alimentação saudável, uma alternativa para quem deseja emagrecer pode ser a hipnoterapia. Saiba abaixo com a psicóloga Regina Nohra as principais dúvidas quanto a hipnose no controle e combate à obesidade.

 

 

1 - É fato comprovado que a hipnose ajuda a emagrecer? Existem dados científicos que comprovam isso?

Sim, existem vários artigos científicos que evidenciam que o método da hipnose, que utiliza várias técnicas de acordo com a necessidade de cada paciente, auxilia no trabalho mente-corpo. Convém salientar que o tratamento utiliza a hipnose como coadjuvante, sendo indicado um apoio multidisciplinar, com acompanhamento médico, reeducação alimentar e exercícios físicos, sobretudo atividades aeróbicas.  

 

2 - O que é a hipnose e como funciona?

A hipnose é um método que, através do transe, leva o paciente a um estado amplificado de consciência, propiciando assim as mudanças de padrões e comportamentos, por meio das diversas técnicas utilizadas para este processo. Costumo dizer que o terapeuta é um especialista, conhecedor das técnicas; contudo, o paciente é um especialista em si mesmo, em suas necessidades e as possibilidades de mudança. Todavia, muitas das vezes, é necessário um profissional para auxilia-lo na ressignificação dos seus valores e crenças.

 

3 - Quanto tempo dura o tratamento?
Não temos como precisar o tempo, pois a terapia ericksoniana é cortada sob medida para cada paciente. Daí afirmarmos que vai depender da demanda de cada cliente. Contudo, a terapia é breve e focal.

 

4 - A hipnose usa aqueles pêndulos para deixar as pessoas em transe?

A hipnose é carregada de mitos que foram construídos ao longo de sua história. Trabalhamos com a hipnose clínica, muito utilizada nos EUA, Europa e México. Contudo, no Brasil, ainda é carregada de mitos e rituais associados a hipnose de palco, que não contemplam a sua performance clínica atual. A hipnose moderna ericksoniana, que utilizamos como método, é natural, construtivista, uma psicoterapia é centrada nas soluções, sendo utilizadas metáforas, histórias, conversas, levando o paciente a imaginar, lembrar e sentir, auxiliando a acessar os recursos internos que se encontram muitas vezes em desuso, e utiliza-los para a mudança desejada.

 

5 - Qual a relação da comida com as emoções?

As emoções acumuladas ao longo da história do paciente poderão se transformar em ansiedade, medo, angústia, dentre outras. E estas podem se manifestar no corpo através da compulsão alimentar. Uma vez trabalhado o emaranhamento das emoções, que quando não digeridas fomentam a compulsão alimentar e o sobrepeso, as técnicas hipnóticas irão oferecer ao paciente recursos a mudança dos velhos padrões que contribuíram para o sobrepeso, dando uma nova consciência e consequentemente a construção de novos hábitos e padrões de comportamento mais funcionais.