Portal Estilo Mulher

Confira todas as noticias do mundo feminino, saúde e beleza aqui no Portal Estilo Mulher!

Fenômeno Metabólico

Médico conceituado internacionalmente, o mineiro Cláudio Ambrósio (42), vem ganhando cada vez mais espaço no seleto ramo dos endocrinologistas brasileiros. Em seu vasto curriculum, em apenas 20 anos de carreira, pode-se citar Curso de Endocrinologia assim como Pós-graduação em Endocrinologia e Metabolismo na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, curso de Alergia e Imunopalogia pela prestigiada Universidade de Minnesota (EUA) e especialização em Alergia também em Harvard. Na Romênia, Transilvânia, Ambrósio especializou-se em Alergologia, Endocrinologia e Geriatria no Hospital de Cluj Napoca.

Atualmente, faz parte do seleto corpo docente da Universidade da Califórnia (EUA) ministrando como Professor Convidado no curso de Biotecnologia e Medicina. Neste mesmo campus troca mensalmente informações com o PHD, Bruce A. Beutler, ganhador do prêmio Nobel de Medicina (a Universidade é vencedora de 16 Prêmios Nobel nos últimos anos).

Desde que voltou ao Brasil em 2013, preferiu instalar-se em Minas Gerais onde mora em uma fazenda da família. O Rio de Janeiro entrou em seu roteiro por insistência de amigos e pacientes que se deslocavam à pequena Muriaé para  consultarem e desenvolver tratamentos metabólicos de ponta como reposição hormonal.

    

Atendendo no Rio, na Barra da Tijuca, somente dois dias por mês, ele se tornou rapidamente o queridinho dos famosos como Paulinho Vilhena, Luciano Zafir, Cláudio Heinrich, Chay Sued, Valéria Valencia, Nathália Rodriguez, Igor Rickli, Pérola Faria entre outros campeões de MMA e atletas além de dezenas de modelos que são capa de revistas que o procuram por diversos motivos. Vilhena e Zafir querem ganhar massa muscular para comporem seus personagens. As mulheres, além de definir o corpo, querem emagrecer e obter melhores resultados com o Fitness, atletas de alto desempenho querem melhorar a performance. Uma coisa todos tem em comum: anseiam por tratamentos metabólicos/nutricionais específicos para a reorganização hormonal que regenera a saúde do corpo.

    

Ambrósio, que também cursou pela IFMSA (filiado à ONU) fatores para pesquisa e treinamento na área de Endocrinologia e Medicina Nuclear, em Berlim, na Alemanha, explica que cada ser humano possui diferenças no funcionamento  do organismo, mas, existem similaridades em todo mundo. Com o avanço da idade, o metabolismo tende a desacelerar e o corpo acaba acumulando energia mais facilmente. "Isso pode resultar no aumento de peso corporal e, então, das medidas. O perigo é que muitas pessoas ficam insatisfeitas com isso e, para emagrecer, tentam   qualquer tipo de recurso, que pode ocasionar risco para a saúde", explica completando que a tendência, com o avanço da idade é, além de diminuir o metabolismo, também ocorrer uma diminuição de massa muscular devido a redução da taxa de alguns hormônios. "Entre eles estão os relacionados a menopausa, a andropausa e os produzidos pela glândula tireoide" diz.

  

Segundo o endocrinologista, cerca de 80% da taxa metabólica do ser humano é determinada geneticamente, enquanto os outros 20% dependem de fatores, como alimentação, tecido muscular, atividade física, entre outros. "O ser humano não pode mudar a genética, mas pode acelerar o seu metabolismo, observando alguns fatores" diz Ambrósio que através da bioimpedância, exames e consulta clínica    traça um tratamento para cada paciente em áreas que podem abranger obesidade, controle hormonal, prevenção e Analise Genômica, que vai analisar os marcadores genéticos e o estilo de vida da pessoa, para entender o metabolismo e a resposta a exercícios físicos, o que pode ajudar a estabelecer e manter um estilo de vida saudável.

Medicina Preventiva

Mais que um modismo a beleza é um impacto visual, que em algumas profissões tem grande influencia, e a busca pela saúde e um corpo melhor, tem contribuído para o aumento das tendências de uma vida equilibrada mental e esteticamente. "Hoje em dia todos visam o equilíbrio do corpo e o bem estar. Mas, com a evolução da medicina o mundo abriu as portas para à tecnologia e novas ideias. Assim novos horizontes foram traçados e com eles a Medicina Preventiva".

Durante o tratamento, é feita uma avaliação sobre a situação metabólica e hormonal do paciente, e a partir disso, define-se um tratamento individualizado com foco no objetivo e necessidade da pessoa. Os tratamentos metabólicos são recursos terapêuticos de ponta, e o mais importante: contribuem com a longevidade produtiva.

Hormônios Bioidênticos –  A Regeneração celular

Hormônios são substâncias químicas que transferem informações e instruções entre as células do nosso organismo. Também chamados de "mensageiros químicos do corpo", eles regulam o envelhecimento no adulto, e o desenvolvimento na criança, controlam as funções de muitos tecidos, auxiliam nas funções reprodutivas, e regulam o metabolismo (o processo usado pelo organismo para produzir energia a partir dos alimentos).

O especialista explica que a maioria dos hormônios é lançada diretamente no sangue, onde circulam através do corpo. " Os hormônios bioidênticos são aqueles que têm exatamente a mesma estrutura química e molecular encontrada nos hormônios produzidos pelo nosso organismo, independentemente da fonte da qual se origina (assim pode ser natural ou sintética), por este motivo têm ação mais fisiológica e natural dentro do nosso organismo".

Ambrósio esclarece que os hormônios começam a diminuir progressivamente de 1 a 3 % por ano por volta dos 25-30 anos de idade, isto contribui para os sintomas do envelhecimento como estresse, cansaço, diminuição da memória,
aumento de peso, diminuição da libido, aumento de flacidez e rugas, diminuição do humor, aumento do risco de doenças do envelhecimento ( câncer, Alzheimer, infarto etc.) '"Apesar de serem sintomas muito comuns, com o tempo podem ser devastadores e a reposição hormonal, além do lado estético, reconstrói a saúde e o bem-estar" explica o médico.

Tratamentos

Medicina Preventiva, Endocrinologia Geriátrica e ajuste dos hormônios –

Tem como objetivo equilibrar o organismo com diagnóstico precoce de possíveis alterações. Propicia uma terapêutica com reflexos positivos na saúde e disposição. E o mais importante, contribui com a longevidade produtiva. É um recurso importante quando associado aos tratamentos da geriatria e/ou dermatologia convencional. Foca em equilibrar o organismo com diagnóstico precoce de possíveis alterações. Como consequência, melhora a energia, memória, disposição, atitudes e postura frente as adversidades.

Tratamento para obter melhores resultados na academia (Fitness) –

Hipertrofia e/ou definição: Com os recursos nutricionais e de suplementação, potencializa-se os resultados da atividade física e/ou esporte. Para atletas de alta performance: Através de exames laboratoriais, pode-se estabelecer tratamentos metabólicos/nutricionais específicos para o auxílio na performance de atletas amadores ou profissionais.

Celulite e Flacidez - Indicado para pessoas que praticam atividade física simultaneamente ao tratamento, possui efeito importante na diminuição da celulite grau I, II, e III. Auxilia no tratamento da  flacidez corporal, inclusive em pessoas de meia idade ou idade avançada.

Cápsula da Beleza – Termo utilizado para um conjunto de Nutracêuticos que contribuem para a saúde das unhas, cabelos, etc.

Cognição – Auxilia no metabolismo cerebral. É útil para a terceira idade e pessoas que trabalham bastante com a mente.

Obesidade – O tratamento aborda, entre outras coisas, uma reeducação alimentar, estimulação da prática esportiva ou atividade física, com o acompanhamento especializado.

Cláudio Ambrósio – Há vinte anos no ramo da medicina, atua hoje em várias partes do país: Muriaé/MG; Macaé/RJ; Ribeirão Preto/SP; Vila Velha/ES; e agora, no Rio de Janeiro/RJ.  A fama e o profissionalismo  já ultrapassaram fronteiras e o Médico agora é Professor Convidado da Universidade da Califórnia.

 

Serviços:

CARPE BARRA - Estrada do Joá, 3884, Barra da Tijuca - RJ
Tel: 21 2484-2484 / 2484-2256.