Portal Estilo Mulher

Confira todas as noticias do mundo feminino, saúde e beleza aqui no Portal Estilo Mulher!

Especialista explica o que é colágeno e qual sua importância no combate ao envelhecimento

Os cuidados com a pele são responsáveis por deixá-la sempre bonita e firme. Por isso, é importante estimular a produção de algumas substâncias presentes na estrutura do corpo. O  colágeno é uma delas, uma importante proteína, que oferece sustentação à pele, sendo um poderoso agente para a boa aparência e saúde do rosto.

A especialista em medicina estética e pós graduada em dermatologia, Andrea Medeiros, da Clinica Debret, no Rio de Janeiro, explica abaixo o que é, qual a sua função e como é possível estimular sua produção deste verdadeiro ‘amigo’ da beleza da pele.

Confira:

O que é o colágeno e onde ele está presente?

De acordo com Andrea, o colágeno nada mais é do que uma proteína presente em grande quantidade no corpo. “Ele corresponde a aproximadamente 30% das proteínas de nosso corpo, e ao contrário do que muitos pensam, não está presente somente na pele, mas também em tendões, cartilagens, músculos, ossos e vasos sanguíneos”, afirma. 

 

A principal função da proteína é servir de sustentação para a estrutura da pele. “Ela se organiza em feixes ou fibras na derme, camada intermediária, localizada entre a epiderme e a hipoderme. Seu papel é manter o tônus, a firmeza, e a resistência. Tornando-se, assim, um importante aliado na prevenção do envelhecimento”, esclarece Andrea Medeiros. 

 

Em que fase da vida a produção de colágeno é reduzida?

Segundo a médica, a partir dos 30 anos é iniciada a atividade de uma enzima que degrada as fibras de colágeno e a elastina, começando o processo de envelhecimento. Já aos 50 anos, acredita-se que o corpo apresente taxas muito baixas da proteína. Nessa fase, surgem rugas, sulcos, flacidez e alteração da textura da face. "Uma vida saudável, com alimentação balanceada - rica em vitamina C, E e Zinco -, atividade física e ausência de cigarro ajuda a prevenir a degradação do colágeno”, indica a especialista.

Tomar colágeno em cápsular de colágeno ajuda a repor esta proteína? 

O uso do colágeno para melhorar a flacidez da pele pode ser em cápsula ou em pó. Apesar da ingestão em pó ter melhor resposta por ter ser melhor absorvido, deve-se usar suplementos com 8g ou mais de colágeno hidrolisado, porque este tipo possui partículas menores que são melhor absorvidas. 

 

Existem tratamentos à base de colágeno. Como são?

Ainda existem poucos estudos que comprovem a eficácia do colágeno no envelhecimento. Os poucos estudos existentes mostram uma melhora da flacidez da pele e melhora da osteoporose com o uso do colágeno hidrolisado. Faz-se ingesta diária de colágeno de preferência em pó.

 

Serviço:

Dra. Andrea Medeiros- Médica especialista em Medicina Estética e Pós Graduada em Dermatologia 

Clinica Debret

Endereço: Rua Debret 23 grupo 503 - Centro.

Telefone: (21) 2512-2625