Portal Estilo Mulher

Confira todas as noticias do mundo feminino, saúde e beleza aqui no Portal Estilo Mulher!

Dietkal: conheça a Dieta do Astronauta seguida por atores e celebridades

Perder peso rapidamente e ostentar um corpo em forma é o sonho de 10 entre 10 brasileiros, apesar de não ser uma missão fácil. No entanto, um método conhecido como Dieta do Astronauta, da Dietkal vem ganhando cada vez mais adeptos e ajudando a atingir o objetivo.

Fabiana Karla, Paulo Ricardo e Josie Pessôa são exemplos de celebridades que se renderam ao método também conhecido por VLCD (Very Low Calorie Diet), em que a ingestão de proteínas é de alto valor biológico e o aporte de carboidratos e gorduras é muito baixo, o que resulta numa perda de peso e manutenção bem mais eficientes que os outros métodos. Fabiana chegou a perder 20kg sendo 11kg deles em apenas 1 mês. 

De acordo com a endocrinologista Beatriz Ohana, prescritora do método e especialista em nutrologista, este é um método com quantidade normal de proteínas, porém baixa de gorduras e carboidratos. “Os produtos Dietkal tendem a ser mais saudáveis e eficientes na perda de peso, pois  contém  proteína de alto valor biológico, praticamente livres de gorduras e carboidratos, somente com  aminoácidos, vitaminas e fibras”, afirma a médica, esclarecendo que somente um profissional de saúde está apto para indicar este tipo de dieta, que, como todo plano alimentar tem suas indicações e contraindicações.

Os produtos Dietkal, que vem em sachês e se transformam viram mousses, hambúrgueres, sopas, crepes, omeletes, pizzas, brigadeiros de colher, bolos, iogurtes além de outros como barrinhas e crostines, tendem a ser mais saudáveis e eficientes, pois já vem pronto para o consumidor com a absorção da melhor proteína, ou seja, a gordura é retirada e só ficam vitaminas e aminoácidos. 

Conheça as etapas Dietkal

De acordo com Beatriz Ohana, o método é dividido em seis fases. “As primeiras três fases são as mais restritas, são as fases de VLCD propriamente dita. A fase 1 contém aproximadamente 600 kcal e são permitidos legumes e verduras no almoço e jantar  além dos produtos Dietkal em todas as refeições. A fase 2 tem aproximadamente 700 kcal , e além dos vegetais no almoço e jantar se inclui uma proteína animal no almoço como carne de boi, frango, peixe, ovos. A fase 3 possui aproximadamente 800 kcal e almoço e jantar já possui proteínas animais com vegetais. Nas fases seguintes vão sendo incorporados carboidratos e gorduras até chegar numa dieta de reeducação alimentar”, afirma a especialista. 

Por que emagrece? 

De acordo com Beatriz isso se dá porque a ingestão de carboidratos é baixa (< 50 g por dia) nas 3 primeiras fases, com isso em 24-48 hs são consumidos todos os estoques de glicogênio (açúcar) do fígado e o corpo é obrigado a quebrar a gordura pra ser utilizada como fonte de energia, gerando glicose e corpos cetônicos que atuam no cérebro reduzindo muito a fome e deixando nosso cérebro psico-estimulado, com sensação de bem estar. “Este método resulta em uma perda de peso e manutenção bem mais eficientes que dietas tradicionais. A perda de peso e gordura visceral (abdominal) é em média 3 vezes maior que em dietas convencionais, gerando uma preservação de massa magra (músculo) também em média 3 vezes maior do que em dietas tradicionais, com isso há maior preservação da Taxa Metabólica Basal fazendo com que o corpo queime mais energia em repouso e portanto mantenha mais facilmente o peso final atingido”, explica. 

E os resultados? 

A perda de peso média é de 2-2,5 kg por semana nas 3 fases iniciais . Média de perda de peso de 7-10 kg ao mês para mulheres e 10-12 kg pra homens.

Calcula-se o peso a ser perdido pelo paciente e 80% deste é eliminado nas 3 fases iniciais.