Portal Estilo Mulher

Confira todas as noticias do mundo feminino, saúde e beleza aqui no Portal Estilo Mulher!

Dicas para um sorriso lindo no Carnaval



Cirurgião Dentista,  Claudio Medeiros, revela que ainda dá tempo de sair com um sorriso incrível neste carnaval

Responsável pelo sorriso de artistas e personalidades como Carlinhos de Jesus, entre outros, o cirurgião dentista, Cláudio Medeiros, Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia, explica que um belo sorriso está ligado a auto estima e que sorrir estimula até o  sistema imunológico.

 

“As mesmas endorfinas liberadas durante o sorriso também estimulam o sistema imunológico, reduzindo o estresse e aumentando o número de células imunes e anticorpos que combatem as infecções. Esse incrível movimento do seu corpo melhora a resistência às doenças” explica o profissional, que possui clínica de ponta em tecnologia, no Rio de Janeiro.

 

Com a aproximação do carnaval, Medeiros diz que muitos procedimentos podem ser feitos nos semanas anteriores a folia de Momo. De acordo com ele o sorriso é um dos nossos principais cartões de visita e as pessoas se preocupam cada vez mais com a saúde e a aparência dos dentes.

 

“Para ter uma boca bonita, além dos cuidados básicos com a escovação e o uso regular do fio dental, hoje em dia há diversos tratamentos estéticos que deixam os dentes mais brancos, alinhados e até maiores. Abaixo Cláudio Medeiros responde algumas questões sobre o assunto:

 

Quais tratamentos odontológicos estéticos podem ser feitos uma semana antes do carnaval?

Sempre é bom fazer profilaxia, um procedimento realizado para uma limpeza profissional, que ajuda a prevenir doenças gengivais, cáries, mau hálito, dentro outros problemas bucais. Além disso, ajuda a controlar a quantidade de bactérias que possam prejudicar a saúde geral. O clareamento dental e até mesmo a reabilitação estética com o uso de fragmentos e lentes de contato também podem transformar o sorriso de forma rápida e previsível.



Estes tratamentos são indicados para quais casos?

Para todos os casos que precisem de harmonia estética entre o rosto e o sorriso, bem como funcionalidade e saúde. Clareamento e demais procedimentos estéticos, como facetas, fragmentos e lentes de contato em porcelanas são indicados para pessoas a partir de 19 anos.

Em pouco tempo, quais tipos de mudanças podem ser feitas no sorriso?

Dependendo de cada caso, é possível oferecer uma reabilitação integral com os tratamentos de lentes de contato e fragmentos, com isso, podemos alongar os dentes, realinhá-los e desenvolver um novo arranjo (proporção do sorriso), além de alterar a forma dos dentes também com o uso de porcelanas.

E há medidas caseiras para aprimorar o cuidado dentário e exibir dentes mais brancos e brilhantes no Carnaval?

O próprio clareamento dentário pode ser feito no consultório e complementado em casa.  Ou seja, aquele que o próprio paciente pode administrar em sua casa, porém com o acompanhamento de nossos especialistas. É usado um produto profissional, com plaquinhas personalizadas e preparadas previamente em nosso consultório. No mais, uma higiene bucal atrelada à boa escovação com uso de cremes dentais de boa qualidade são primordiais para evitar doenças periodontais.

Conheça alguns dos procedimentos indicados pelo especialista:

Lentes de contato dental:

 O procedimento virou febre entre os famosos e já mudou o sorriso de celebridades como o jogador de futebol Roberto Firmino e a cantora Simaria. São laminados de porcelana --de espessuras entre 0,2 mm e 0,4 mm -- tão finos quanto lentes de contato para os olhos. O tratamento deixa o sorriso alinhado, branco e com um novo formato --caninos maiores ou pré-molares mais arredondados, por exemplo. A grande vantagem é que a cor não se altera com o passar do tempo. As lentes são produzidas após o especialista criar a "arquitetura" ideal do novo sorriso. É colocada uma lâmina em cada dente, com uma espécie de adesivo líquido. Todo o trabalho dura, em média, três sessões, sem a necessidade de anestesia ou grande desgaste nos dentes.  O resultado pode permanecer por até 10 anos, às vezes um pouco mais, dependendo do estilo de vida e higiene bucal do paciente. A manutenção é feita com retornos regulares ao dentista.

Tratamento em resina composta:

Alternativa mais barata em relação às lentes de contato, as restaurações de resinas compostas servem para corrigir pequenas imperfeições de cor e forma, fazer o fechamento de espaços entre os dentes e "esconder" restaurações ou partes quebradas. É possível aplicá-las em lâminas, como nas lentes de porcelana, cobrindo toda a extensão do dente, que geralmente não precisa sofrer grande desgaste. Embora entregue um resultado estético satisfatório quando feita com um profissional especializado, a durabilidade da resina costuma ser inferior a das lentes de contato (trabalhos científicos não chegam a um consenso sobre o tempo). Além disso, a resina tende a sofrer alteração de cor ao longo do tempo, principalmente quando há grande consumo de alimentos que mancham os dentes e cigarro. Também há risco de quebrar as lâminas, principalmente se a pessoa tiver hábitos ruins como morder canetas ou outros objetos.


Facetas de porcelana:

 São lâminas de porcelana, geralmente um pouco mais grossas que as lentes de contato. A principal diferença desse tipo de procedimento para os outros dois e que ele desgasta mais os dentes, alguns casos exigem o uso de anestesia e a preparação pode torná-los mais sensíveis ao consumir um alimento quente ou gelado. Assim como nos outros tratamentos, são aplicadas lâminas dente a dente e o procedimento vai trazer um sorriso mais branco, "esconder" restaurações, canais e núcleos metálicos e corrigir o formato dos dentes. Demora aproximadamente quatro sessões para ser concluído. A longevidade do resultado, assim como a das lentes de contato, pode chegar a uma década.

 

Cuidados gerais

 Todos os tratamentos exigem a higiene básica para preservar o sorriso. Hábitos como escovar os dentes regularmente, utilizar o fio dental com frequência, evitar roer unhas e ter cautela ao consumir alimentos muito duros. A porcelana (usada nas lentes e nas facetas), por ser mais resistente a alterações de cor, não requer tanta preocupação com comidas e bebidas que podem manchar os dentes, como café, vinho, molho e tomate e refrigerantes. É muito importante buscar um dentista qualificado para realizar o tratamento. “Quando não é aplicado corretamente e a pessoa não tem acompanhamento periódico do especialista, o procedimento pode favorecer o acúmulo de bactérias que causam mau hálito, geram inflamações na gengiva e até provocam a perda de dentes, como aconteceu com a cantora Simaria, que diz ter ficado sem alguns dentes depois de colocar lentes de contato com um profissional  não qualificado”, alerta Medeiros.



Serviços:

Dr. Cláudio Medeiros

Clinica Debret n°23 sl 502- Centro Rio de Janeiro

Telefone: (21) 25122625

www.clinicadebret.com.br