Portal Estilo Mulher

Confira todas as noticias do mundo feminino, saúde e beleza aqui no Portal Estilo Mulher!

Cozinhas planejadas: inovações e tendências 2016

Nada como dar uma repaginada na casa, onde cada vez mais a cozinha tem se tornado o centro das atenções. Foram-se os dias em que a cozinha era separada do resto da casa, numa tentativa de esconder o trabalho que se passava por trás de uma refeição agradável — as últimas décadas tiraram definitivamente a cozinha do seu isolamento.
Começando pelas paredes, que aos poucos foram sendo removida, a cozinha começou a se integrar com os demais ambientes da casa. A sala de estar, a sala de jantar e a cozinha viraram um espaço só, criando um living mais fluido e integrado. “Hoje, mais do que nunca, a cozinha é um ambiente para toda a família; um ambiente aberto, versátil e acolhedor” afirma a arquiteta e urbanista Isabella Estrela, lembrando que as cozinhas integradas fazem parte de uma tendência que veio para ficar.

Segundo Isabella, as várias tendências para cozinhas planejadas reforçam este conceito, acentuando a praticidade na hora de cozinhar e a sutileza na hora de colocar em prática o projeto. As opções para quem deseja um projeto de cozinha são praticamente ilimitadas, sendo que as cores que continuam em alta em 2015 são o bege, o vermelho, o branco e todos os cítricos. “Apesar de toda uma paleta de cores, o contraste de neutros cria uma cozinha visualmente ampla e interessante, dando a ela um aspecto mais acolhedor, assim como os tons mais quentes dão um toque natural (bege com marrom escuro, por exemplo), enquanto o branco e o preto acentuam um minimalismo urbano” diz a arquiteta, acrescentando que o uso de madeira continua em alta, propondo um acabamento natural ou fosco, uma consequência da tendência industrial e neutra que vem ganhando força nos últimos anos e tudo indica que esta tendência de cozinhas gourmet continuará por um bom tempo.

Mas afinal de contas, o que é um Espaço Gourmet? Isabella Estrela explica: “É uma cozinha que está integrada à outra parte da casa e não está escondida atrás de uma porta. Ela é um ambiente multifuncional, que incorpora outros ambientes (como uma sala de estar e jantar) onde se pode cozinhar e socializar com amigos e familiares ao mesmo tempo” explica Estrela, acrescentando que o Espaço Gourmet pode ser muito charmoso e eficiente. “As cozinhas deixam de ser espaços apenas de trabalho, solitários e claustrofóbicos e tornam-se um ambiente agradável e divertido para os eventos gastronômicos em casa. Para os apaixonados por comidas e para satisfazer os chefes de cozinha que surgiram as cozinhas gourmets. A comida é um imã que une as pessoas, principalmente quando falamos de família e amigos”, reforça Isabella, lembrando que os brasileiros adoram marcar jantares ou churrascos em casa, e estes são quase uma desculpa para os encontros sociais. 

A arquiteta diz ainda que a execução de um projeto de cozinha planejada varia de 4 a 8 semanas e o custo vai depender das características de cada projeto.