Portal Estilo Mulher

Confira todas as noticias do mundo feminino, saúde e beleza aqui no Portal Estilo Mulher!

CHOCOLATE E SEUS BENEFÍCIOS PARA O CORAÇÃO

Pesquisa aponta que a guloseima pode fazer bem à saúde

Que chocolate é uma delícia todo mundo já sabe. O que algumas pessoas talvez não saibam é o quanto o consumo do chocolate pode ser benéfico para a nossa saúde. Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, aponta que o chocolate é uma boa opção na prevenção da fibrilação atrial, forma mais comum de arritmia cardíaca.

Ao cruzar os casos de cada participante com informações sobre fatores de risco para doenças cardíacas, estilo de vida, prática de exercícios e tabagismo, assim como a dieta de cada um, o estudo sugere que o risco da fibrilação atrial seria 10% menor entre aqueles que consomem de uma a três porções de 30g de chocolate por mês.

De acordo coma cardiologista Priscilla Mendonça, Membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o chocolate amargo é excelente para a saúde cardiovascular.  “O chocolate amargo possui mais de 70% de concentração de cacau, é rico em flavonóide, substância que ajuda a diminuir a resistência insulínica, podendo reduzir o LDL, o colesterol ruim, e aumentar o colesterol bom (HDL). O chocolate amargo também possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias que ajudam a diminuir a progressão de doença aterosclerótica, impedindo a oxidação do colesterol ruim e seu depósito nas paredes arteriais”, explica a médica.

Mas todo chocolate traz benefícios? A especialista responde: – “O chocolate meio amargo deve ser considerado uma segunda opção, pois contém mais açúcar e uma concentração menor de cacau (de 40% a 60%). Já as versões ao leite e branco não oferecem nenhum tipo de benefício. A versão ao leite leva mais leite e açúcar do que cacau e o chocolate branco é composto por manteiga de cacau, açúcar, leite e gordura saturada. O consumo em grandes quantidades desses alimentos pode fazer mal à saúde podendo causar acúmulo de gordura, alergia, diarréia e alteração nos níveis de glicose, colesterol e triglicerideos”, comenta a especialista.

 

 

 

Serviço:

Dra. Priscilla Mendonça

Cardiologia/Clínica Médica/ Ecocardiografia

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 303, sala 403- Ipanema- Rio de Janeiro

Telefones: (21) 3088-7855 / (21) 99772-7702

Intagram: @drapriscillacardio

Facebook: @drapriscillamendoncacardiologia