Portal Estilo Mulher

Confira todas as noticias do mundo feminino, saúde e beleza aqui no Portal Estilo Mulher!

Bisturi entre jovens: Brasil lidera ranking de cirurgia plástica entre jovens

 
Os procedimentos de cirurgia plástica vêm aumentando ano a ano. Estatísticas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica mostram que os brasileiros já ultrapassaram os norte-americanos, que têm praticamente o dobro da população. “Nos Estados Unidos, 4% dos pacientes que se submetem à cirurgia estética são adolescentes, só no ano passado foram realizadas cerca de 66 mil cirurgias estéticas; no Brasil este número já chegou a 90 mil, o que faz com que o País lidere o ranking desse tipo de cirurgia”, explica a cirurgiã plástica Juliana Rizzatti, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-RJ.
 
Segundo a médica, a adolescência é uma fase complicada, pela transição da infância para a fase adulta, o que faz com que os jovens sofram com as mudanças corporais e psíquicas. “Outro fator que influencia na procura por cirurgias plásticas é a mídia. Existe hoje o que se chama de ditadura da beleza. Isso gera nos jovens o desejo de ter um corpo mais bonito, um corpo perfeito e é aí que surge a ideia de se recorrer à cirurgia plástica” explica Juliana lembrando que a procura por cirurgias estéticas nos jovens é grande, mas somente alguns procedimentos devem ser realizados antes dos 18 anos. São eles: correção das orelhas em abano (após 7 anos), redução mamaria nos casos de hipertrofia (aumento) quando acarreta em desconforto, dor nas costas e diminuição da autoestima (não usar biquíni etc...) e rinoplastia quando houver grande alteração da parte óssea avisando sempre que essa alteração poderá recidivar em menores proporções” enfatiza a profissional.

Ainda de acordo com a cirurgiã, o jovem só deve fazer uma cirurgia estética quando a alteração leva a uma baixa da autoestima e/ou acarreta a desconforto físico,nos casos de mamas grandes. “A cirurgia com finalidade somente estética deve ser realizada após os 18 anos e devemos avaliar de forma criteriosa a necessidade dessa intervenção. Se necessário deve-se indicar uma avaliação psicológica ao observar na consulta algum tipo de alteração. Esses pacientes são bem característicos e acham que com a cirurgia plástica irão resolver todos os problemas,como falta de namorado,emprego e amigos” esclarece.
 
Permitir que um adolescente se submeta a uma cirurgia plástica requer cuidado. Quando um jovem tem este desejo os responsáveis devem fazer uma avaliação criteriosa não somente da motivação do adolescente, mas também de sua condição em passar por um procedimento cirúrgico, pois nem todo adolescente é um bom candidato à cirurgia plástica. Como em qualquer processo cirúrgico, os responsáveis devem consentir com a realização do procedimento, mas antes de dar o próximo passo em direção a realização da cirurgia é preciso se certificar de que está pronto a enfrentar uma sala de cirurgia. Abaixo Juliana Rizzatti lista alguns pré-requisitos. Confira:
 
- Demonstrar maturidade emocional e entender os limites da cirurgia plástica. O desejo deve partir do próprio adolescente e ser expresso claramente por ele.
 
- Compreender que este é um processo cirúrgico que pode trazer benefícios, mas também possíveis riscos.
 
- Ter expectativas realistas a respeito dos resultados. Observar se o adolescente tem clareza dos limites da cirurgia plástica e das mudanças que podem ser geradas por ela.
 
- Ter maturidade mental e física, pois o processo requer preparação. Não ingerir álcool ou outras drogas e não apresentar variações de humor ou comportamento.
 
“Mesmo que estes pontos estejam sendo cumpridos, é importante lembrar de consultar um cirurgião plástico associado à SBCP para se certificar de que o adolescente está preparado para se submeter a uma cirurgia plástica e que esta é realmente a melhor opção para seu caso” finaliza a médica.
 
Serviços:
 
Clínica de Cirurgia Plástica Juliana Rizzatti
Endereço: Av. das Américas, 3500 - 606 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22640-102
Telefone: (21) 3282-5222
www.julianarizzatti.com.br