Portal Estilo Mulher

Confira todas as noticias do mundo feminino, saúde e beleza aqui no Portal Estilo Mulher!

4 cuidados que você deve ter para evitar lesões quando começar a praticar corrida

Com essas atitudes, começar a correr não será uma cilada - será amor na certa!

 

Assim como na música, começar a correr é daquelas atividades das quais você gosta na primeira, se apaixona na segunda e perde a linha na terceira. E, início de ano é uma ótima ideia sair do sedentarismo rumo às atividades esportivas.

Mas, às vezes, a empolgação faz com que você se entregue cedo demais e acabe se machucando. Preste atenção em alguns cuidados indicados pelo ortopedista Dr. José Leonardo Rocha de Faria, do INTO - Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia.

1. Conheça seu pretendente

Mesmo que os primeiros encontros tenham sido incríveis, isso não significa que você deva acelerar as coisas. “Comece fazendo três treinos por semana – um longo e dois intervalados – e aumente a quilometragem em 5% a cada sete dias”, diz o ortopedista lembrando que devemos ficar atentos aos sinais do nosso corpo. “Caso alguma dor dure mais de três dias, procure um especialista” diz.

2. Lembre-se dos velhos amigos

Não vale trocar todas as outras atividades por esse novo amor. A musculação é indispensável porque evita a perda de massa magra, que absorve o impacto da corrida e preserva as articulações. “Fortaleça os glúteos, as pernas e o abdômen no mínimo duas vezes por semana. E nada de abrir mão do seu day off, ok? Durante o descanso, o corpo se recupera e o risco de lesão diminui”, explica Dr. José Leonardo. 

3. Vá com calma

Antes de dar um passo inédito na relação, tenha a certeza de que estão confiantes e preparados para as novas mudanças. Inscreva-se na sua primeira corrida – de preferência, de 5K – depois de dois meses de treinos constantes. E, claro, durante esse período, também procure mudar o ambiente dos encontros: saia da esteira e vá para a rua! Se a ideia for se aventurar em terrenos mais instáveis (como trilhas), é indicado esperar um pouco mais de tempo: cerca de seis meses. 

4. Evite decisões precipitadas

Ainda que, após alguns meses, o relacionamento continue em lua de mel, não pule etapas. Amplie a quilometragem, no máximo, 15% por semana e espere um mês entre uma prova e outra. “Se a ideia for correr 21k, é preciso um ano de prática e quatro meses de treinos específicos”, aconselha o médico. Quer tentar a maratona? A exigência é ainda maior: a união deve ser estável há pelo menos dois anos e a dedicação, diária (inclusive com ajustes nas refeições).

Serviços: 

Clínica Ortopédica Ipanema

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 82/ 303 – Ipanema.

Telefones: (21) 2247-1231/ (21) 2287-6145

What’s App: (21) 98544-4281

www.ortopedistariodejaneiro.com.br